quinta-feira, 25 de junho de 2009

Histórico da Escola

Síntese do histórico da escola
1. Fundação:
A escola foi inaugurada no dia 13.03.1983, por volta de 11:30-12:00h, com a presença de autoridades importantes, alguns funcionários que iriam compor o quadro de funcionários da escola e pessoas da comunidade.Recebeu o nome de Escola Estadual de 1º grau Profª. Lucy Corrêa de Araújo, em homenagem a grande Profª de Francês que trabalhou no C.E.P. e também ocupou uma das cadeiras da academia de letras, esta informação nos foi fornecida pela Profª Ruth Costa no ato da inauguração e até hoje é a única que temos a seu respeito.As autoridades que estavam presentes eram: o Sr. Governador do Estado Tenente Coronél Alacid da Silva Nunes, o Presidente da Cohab- Dr. Nelson Thomaz, o Diretor de obras de saneamento e a Profª Ruth Costa, a qual respondia pela Secretaria de Estado de Educação interinamente pois o secretário era o Prof. Dr. Dionízio João Hage.Os funcionários presentes eram: Maria das Graças Silva, que seria a diretora; Maria Damasceno do Carmo, Vice-diretora; Rosa Maria Lourenço, secretária; Profª Edilena Lourdes Barros da Silva e Profª Maria José Dias que iriam trabalhar na secretaria como Agente Administrativo.De 1983 a 1995, a escola funcionou apenas com o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e Educação Especial, em quatro turnos: manhã, intermediário, tarde e noite.De 1996 a 2206 houveram várias mudanças na instituição. Em 1996 as séries de 1ª a 4ª noturnas, em 1997 foi extinto o turno intermediário e implantado o EJA de 1ª a 4ª etapa, nos turnos da tarde e noite, em 1998 foi implantado o curso de Educação Infantil matutino e vespertino o qual durou até o ano de 2000; em 2001, por exigência do governo, este curso foi extinto, sendo implantado o Ensino Médio, ocorrendo a mudança do nome da instituição para Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Lucy Corrêa de Araújo.Com a implantação do Ensino Médio, várias turmas foram extintas; em 2002, 1ª e 2ª etapas do EJA nos turnos tarde e noite; em 2003 a 1ª série do Ensino Fundamental, matutino e vespertino. Em 2004 a 2ª série do Ensino Fundamental dos turnos manhã e tarde e em 2005, 3ª e 4ª séries nos turnos Manhã e Tarde. Todas as séries extintas foram substituídas pelo Ensino Médio.A partir de 2006 até a presente data, a escola funciona com o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, Educação Especial e o Projeto Aceleração da Aprendizagem nos turnos manhã e tarde, o Ensino Médio nos turnos tarde e noite e o EJA 3ª e 4ª etapas no turno da noite.
2. Administração:
1983-1987: Maria das Graças Silva Garcia;1987-1988: Maria Helena de Souza Baia;1988-1989: Raimunda Suely das Graças Damasceno do Carmo;1989-1991: Edilena Lourdes Barros da Silva;Junho a Setembro/1991: Maria das Graças Costa;1991-1993: Sueli do Socorro do Rosário Belo;Maio a Agosto/93: Maria José Araújo Costa;1993-1995: Vera Lúcia Silva Cunha;1995-2003: Fátima do Socorro Rodrigues Almeida;2003-2007: Marluce do Socorro Souza Martins;2007 até hoje: Maria Cristina Serra Lopes Brandão. 3. Localização:Está localizada no município de Ananindeua, no Bairro Coqueiro, Conjunto Cidade Nova VI, Rua SN 23, SN.CEP: 67.133. 320
4. Localização e estrutura física:O bairro é de grande porte bem localizado, pois contém em grande número de praças, escolas das redes privada, municipal e estadual; na área da saúde a comunidade local é atendida por hospitais, clínicas, laboratórios, unidade de urgência e emergência, e pontos estratégico. A maioria das ruas são asfaltadas, as moradias de um modo geral, compostas por casas, condomínios residenciais ( prédios e casas). O Coqueiro conta também com um centro comercial com supermercado, magazines e lojas de pequeno, médio e grande porte, isto é, bem diversificada.
5. Situação sócio-econômica e cultural:A comunidade do bairro do Coqueiro é bem diversificada quanto a condição sócio-econômica que abrange a classe menos favorecida e a classe média e a mais favorecida sendo a primeira, a maioria dos moradores.Quanto à educação a quantidade de escolas é suficiente para atender a população local e ainda atende a outros bairros das proximidades, contendo educação infantil, ensino fundamental ensino médio e ensino superior.A comunidade é atendida, com relação à saúde, contando com diversas especialidades (exames, internação, consultas).As áreas de cultura, esportes e lazer o bairro do Coqueiro é estruturado através de quadras esportivas, centros comunitários, praças e algumas escolas também abrem suas portas para atender essas necessidades. À comunidade são promovidos eventos culturais e esportivos.

0 comentários:

Postar um comentário